sábado, 13 de abril de 2013

FORMULA PARA VENCER O "EU"

Quem quer vencer na vida, ter oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira possível para progredir, necessita usar a inteligência e avaliar alguns conceitos essenciais. Um deles é o ego, o “eu”. O ego nada mais é que todos os pensamentos, sentimentos, ideias, lembranças, traumas e percepções sensoriais unidas em nossa cabeça.

Para vencer esse problema, vamos usar a matemática. Muitos dizem que não gostam dela, mas essa ciência está presente em muitos aspectos das nossas vidas, inclusive para auxiliar até em problemas sentimentais. Pasmem, mas é verdade.

A fórmula

O cientista Albert Einstein, famoso físico que criou a teoria da relatividade, também relacionou o ego e o conhecimento em uma fórmula. Ele considerou os dois como grandezas aritméticas inversamente proporcionais: ego = 1/conhecimento. Assim fica fácil entender que o ego é a divisão de “1” pelo conhecimento.

Se, supostamente, atribuirmos ao conhecimento o valor “2”, por exemplo, e aplicarmos a fórmula proposta por Einstein, vamos verificar que o resultado da divisão, ou o ego, é igual e “0,5”. E se o valor do conhecimento for “0,5”, o peso do ego será “2”. Portanto, quanto mais conhecimento, menos ego e vice-versa.

O “eu” e o mundo

Levando essa informação para nossa vida pessoal, isso quer dizer que precisamos vencer a nós mesmos para sermos vitoriosos em nossas buscas. “Baixar a bola” do ego, do “eu”, é muito importante para sermos felizes. Há sentimentos como o pessimismo, por exemplo, que, muitas vezes, estão dentro de nós, junto com o ego, e precisam ser derrotados.

Temos que levar em conta que muitos são atingidos por esse problema, pelo tipo de mundo em que vivemos. Por isso, geralmente, o pessimismo acaba virando uma marca das pessoas que sofrem com conflitos interiores, pois, para elas, tudo tende a dar errado.

O que fazer?

Nesses momentos, é necessário reagir contra o seu “eu”. Se o seu “eu” sempre falar mais alto, você acabará sendo refém do orgulho, do egoísmo e das atitudes precipitadas. Reaja contra as suas vontades. Encare o seu “eu” com firmeza. Não permita que ele seja o dono da verdade. Isso irá melhorar até as suas relações com as outras pessoas.

É muito importante dizer não aos sentimentos. Quem é controlado pelas emoções, se deixa levar pela ilusão de que está no caminho certo. Use a sua razão, a sua inteligência, e deixe de ser controlado. Assuma as rédeas da sua vida.

Dessa forma, a sua autoconfiança irá aumentar. Trata-se de uma ferramenta fundamental para enfrentar e vencer a si mesmo. Confie nas suas atitudes e no que você faz. Não se preocupe com o que os outros pensam sobre você. Agindo assim, você irá vencer seus conflitos pessoais. Com essas mudanças, você será capaz de desfrutar do melhor.

Na maioria das vezes, nós somos os nossos maiores inimigos. Perceber isso é condição sine qua non para barrar a autossabotagem. Deixe de viver com base nos seus traumas e passe a desfrutar do melhor que você tem para oferecer a si e aos outros que estão próximos a você. Ser feliz não é uma utopia, é uma possibilidade real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário